Higiene oronasal em bebê com fissura labiopalatina (antes da cirurgia)


Considerando o impacto emocional no momento do nascimento, uma das grandes preocupações dos pais diz respeito à alimentação do bebê.

Por isso, é de extrema importância a orientação inicial do enfermeiro para que pai e mãe se sintam acolhidos e possam cuidar de seu bebê com tranquilidade e segurança.

É importante, por exemplo, que após a amamentação, o bebê seja posicionado verticalmente (levantar o bebê) para que ele possa eructar (popularmente conhecido por arrotar).

É depois da erucção que a mamãe poderá fazer a higiene oronasal (boca e nariz). Como proceder?

Você vai precisar de cotonete, gaze, água filtrada, fervida (e fria) ou mineral e óleo mineral. Mesmo se o bebê chorar, tente ficar calma e também acalmá-lo.

Embeba a gaze na água, envolva-a em seu dedo indicador e coloque na boca do bebê, passando sobre a gengiva inferior, a superior e nas bochechas.

Troque a gaze quantas vezes for necessário até tirar todo o leite e os restos de alimento que estejam na boquinha do bebê. Bem devagar, passe também o dedo sobre a língua e no palato (céu da boca) em movimentos suaves e limpe completamente.

Agora pegue um cotonete e umedeça uma de suas laterais em água e passe na cavidade nasal (nariz). Depois, passe o lado seco do cotonete nas duas narinas do bebê.

Veja também : MAU HÁLITO: Crianças também são vítimas do mau hálito

Pegue o óleo mineral e umedeça outro cotonete que deve ser passado delicadamente no lábio do bebê no local da fissura. Prontinho. Após essas etapas, a região oronasal de seu bebê estará devidamente limpa, contribuindo em grande medida para a saúde bucal dele.

E atenção: essa limpeza deve ser feita após cada mamada.

Com o tempo, você vai perceber que essas ações consideradas simples, mas que exigem muita atenção e paciência da mãe ou do cuidador, farão toda a diferença ao longo do tratamento reabilitador da fissura labiopalatina.

Um bebê com boca saudável está mais preparado para as cirurgias, tem mais saúde geral e pode se desenvolver com mais qualidade. Fique de olho em nossas dicas, ok?!


Youtube / HRAC/Centrinho USP



Share:

TAMBIÉN TE PUEDE GUSTAR

Facebook comments: