Tratamento emergencial de TRAUMATISMO dentoalveolar : relato de caso

O traumatismo dentoalveolar é um problema de saúde pública na sociedade, atingindo parcelas cada vez maiores da população e causando danos funcionais, estéticos, psicológicos e sociais.

A maioria dos traumatismos dentoalveolares ocorre em crianças de idade escolar, geralmente como resultado de quedas, acidentes esportivos e acidentes de trânsito.

As anomalias de desenvolvimento dentário são resultado de alterações no processo da odontogênese e ocorrem na morfologia e/ou no número de dentes.

traumatismo

Podem ser causadas tanto por fatores genéticos como por fatores adquiridos, ou pela associação dessas variantes. 

► Leia também: EMERGÊNCIA : Traumatismo Dentário em crianças

A fusão dentária é uma união embriológica de dois órgãos dentários ou mais, podendo ser completa ou incompleta, dependendo do estágio de desenvolvimento dos germes dentais envolvidos. 

A alteração pode ocorrer entre dois dentes normais ou entre um dente normal e um dente supranumerário. Fusão pode ocorrer tanto na dentição decídua quanto na permanente, uni ou bilateralmente. Porém, é mais frequente na dentição decídua. 

É comum a confusão no diagnóstico clínico entre fusão e geminação. Na fusão, normalmente se observa uma coroa maior no sentido mesio-distal e apenas um canal radicular. 

Enquanto a geminação é caracterizada por uma coroa bífida e geralmente apresenta-se com uma única raiz e um único canal radicular.





Share:

TAMBIÉN TE PUEDE GUSTAR

Facebook comments: