SAÚDE BUCAL : Quando as crianças começam a trocar os dentes?


O momento da troca dentária é sempre um período de grande ansiedade tanto para os pais quanto para as crianças e é importante que alguns detalhes sejam esclarecidos para que todos possam passar por essa fase de transição com mais tranquilidade.

Esses eventos começam a ocorrer entre os cinco e sete anos de idade e podem variar de criança para criança.

Os dentes de leite, ou decíduos, como são chamados, são no total 20, sendo dez superiores e dez inferiores, enquanto os dentes permanentes são em número de 32.

Portanto, além das trocas dentárias, os dentes da região posterior (molares permanentes) erupcionam sem que tenha ocorrido a perda de nenhum dente decíduo.

Veja também : ODONTOPEDIATRIA: confira as 10 perguntas mais frequentes

Os dentes decíduos iniciam sua erupção por volta dos seis meses de idade e se completam entre 24 a 30 meses, com a erupção dos segundos molares superiores.

A dentição decídua, quanto preservada em boas condições, desempenha um papel muito importante na formação da dentição permanente.

Após a completa formação dos dentes decíduos, se inicia um processo fisiológico de reabsorção das suas raízes, chamado de rizólise, sendo mediado por fatores celulares e bioquímicos, resultando em uma diminuição do comprimento das raízes e perda de estruturas de suporte dos dentes.


Youtube / Dra Rosa Inês



Share:

TAMBIÉN TE PUEDE GUSTAR

Facebook comments: