ORTODONTIA : Efetividade de mantedores de espaço em odontopediatria

Os dentes decíduos, além de importantes para o bom desempenho da função mastigatória, para articulação, fonação e oclusão estética da criança, são os melhores mantedores de espaço proximal e funcional. 

Isso devido à presença da coroa clínica, do periodonto e das raízes que guiam a irrupção dos dentes sucessores permanentes, permitindo o desenvolvimento adequado da dentição humana.

mantedores-de-espaço

A perda precoce dos dentes decíduos, especialmente dos molares, pode determinar sérias alterações no desenvolvimento da oclusão da dentição decídua, mista e, consequentemente, da dentição permanente.


A perda parcial ou total da estrutura dentária acarreta uma diminuição do espaço disponível no arco dentário provocando um desequilíbrio estrutural e funcional. 

A perda de um dente decíduo é considerada precoce ou prematura quando ocorre antes do tempo de sua esfoliação normal, quando um dente decíduo é perdido antes do sucessor permanente ter começado sua erupção (formação coronária completa e formação radicular já iniciada).



°seer.upf.br
°Aryane Marques Menegaz / Morgana Favetti / Douver Michelon / Marina Sousa Azevedo / Catiara Terra da Costa