Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

MEDICINA ORAL : Prevenção de intercorrências estomatológicas em oncologia pediátrica

A evolução dos protocolos quimioterápico e radioterápico no tratamento das neoplasias pediátricas tem determinado um aumento progressivo nos...

A evolução dos protocolos quimioterápico e radioterápico no tratamento das neoplasias pediátricas tem determinado um aumento progressivo nos índices de cura. 

As estatísticas mostram que nos anos 1960 a sobrevida que era de apenas 4% alcançou níveis acima de 70% em 2012, desde que o diagnóstico seja precoce e o tratamento seja realizado em centros especializados. 

medicina-oral-mucosite

Dados de literatura mostram que cerca de 40% dos pacientes oncológicos apresentam complicações bucais agudas decorrentes da toxicidade direta ou indireta, como mucosite, xerostomia, infecções fúngicas, virais ou bacterianas. 

Os efeitos adversos envolvendo a cavidade bucal e a sua severidade estão relacionados à quimioterapia, à radioterapia, ao tipo e à localização do tumor e, ainda, às condições de saúde bucal.

► Leia também: TRAUMA DENTAL : Etiologia, diagnóstico e tratamento 

Os pacientes com condições de saúde bucal desfavoráveis, infecções dentárias, gengivites e falta de higiene bucal, apresentam um risco maior de desenvolver complicações que podem comprometer as funções sistêmicas durante os períodos de imunossupressão induzidos pela quimioterapia. 

A radioterapia na região de cabeça e pescoço tende a potencializar esses efeitos colaterais. 




Autores : Isabel Nemoto Vergara Sasada* Claudia Marcela Hernández Cancino** Renata Córdova Petersen*** Ingeburg Hellwig** Caroline Siviero Dillenburg**** 

No hay comentarios.