Anemia ferropriva e pigmentação dentária por sulfato ferroso


A anemia ferropriva é uma anomalia freqüente na infância e decorrenteda deficiência de ferro, elemento essencial para a produção de hemoglobina.

Manifesta-se clinicamente por palidez da pele, lábios e gengiva, queilite angular, além de fadiga e fraqueza. O tratamento clínico é realizado com a administração de sulfato ferroso por via oral.

Como efeito colateral, muitas vezes pode ocorrer pigmentação negra nas superfícies dos dentes.

A profilaxia dental com pasta profilática associada a pedra-pomes é indicada para a remoção do pigmento e, em alguns casos, a técnica de microabrasão pode ser necessária.

Veja também : ODONTOPEDIATRIA : O que é Ulectomia?


Introdução

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a anemia é um processo patológico no qual o número de eritrócitos, ou seja, a quantidade de hemoglobina (proteína que transporta o oxigênio dos pulmões aos tecidos) contida nos glóbulos vermelhos encontra-se abaixo dos valores normais de referência, respeitando-se as variações, segundo idade, sexo e altitude em relação ao nível do mar. T

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI


periodicos.ufes.br
Marília Fernandes Mathias / Cristiane Bonucci R. Zanesco / Giselle Rodrigues de Sant’Anna / Danilo Antonio Duarte / Renata de Oliveira Guaré




Share:

TAMBIÉN TE PUEDE GUSTAR

Facebook comments: