Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

ORTODONTIA : Mordida cruzada anterior: o que é e quando ela deve ser corrigida

A correção da deficiência de crescimento para frente do maxilar superior, usualmente, é realizada com aparelho ortopédico A mordida cruzada ...


A correção da deficiência de crescimento para frente do maxilar superior, usualmente, é realizada com aparelho ortopédico

A mordida cruzada anterior é uma das alterações de posicionamento dos dentes mais comuns entre crianças e adultos.

O que caracteriza essa modificação é quando a arcada dentária superior (maxila) não se encaixa corretamente com a inferior (mandíbula), projetando o queixo da pessoa para frente e gerando um aspecto facial antiestético.

Segundo a especialista e professora do Programa de Mestrado em Ortodontia da Universidade UNG/UNIVERITAS, Fernanda Angelieri, a criança com mordida cruzada anterior deverá ser examinada por um ortodontista, sendo a recomendação da idade entre 4 e 5 anos.

Veja também : ORTODONTIA interceptativa: Correção da mordida cruzada anterior dentária


“O profissional verificará se esta mordida cruzada se deve à inclinação incorreta dos dentes anteriores, ou se é um problema dos ossos da face da criança”, explica.

A situação mais comum é o posicionamento do maxilar superior para trás, devido a uma deficiência de crescimento deste osso para frente. Normalmente, esta deficiência é genética e outros familiares poderão ter a mordida cruzada anterior, o que agrava ainda mais o quadro.

A correção do fechamento das arcadas dentárias, usualmente, é realizada com aparelhos ortopédicos. "Eles são úteis para o tratamento ortodôntico em caso de desarmonia esquelética e devem ser utilizados entre 4 e 10 anos de idade.

Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhores as chances de correção óssea", reforça a especialista.

Após os 10 anos, normalmente, o tratamento ortopédico não traz bons resultados, pois a maxila cresce pouco e já se encontra unida aos outros ossos da face da criança.

A opção de tratamento depois dessa idade pode se restringir a cirurgias da mandíbula e maxila na idade adulta, com necessidade de anestesia geral e internação hospitalar.

segs.com.br

No hay comentarios.