Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) em ODONTOPEDIATRIA

O termo atraumático refere-se à técnica restauradora empregada em lesões dentinárias, que dispensa o uso de anestesia, isolamento absoluto e...


O termo atraumático refere-se à técnica restauradora empregada em lesões dentinárias, que dispensa o uso de anestesia, isolamento absoluto e instrumentos rotatórios.

Apenas instrumentos manuais são utilizados para a remoção da maior parte do tecido alterado (amolecido, desmineralizado e irreversivelmente lesado) pela doença cárie.

È uma abordagem de mínima intervenção que procura preservar o máximo de estrutura dentária e emprega materiais adesivos nas restaurações, rotineiramente os cimentos ionoméricos.

Estudos têm mostrado a sua importância para a adaptação comportamental.

Por dispensar o uso de anestesia e instrumentos rotatórios, a técnica do ART aumenta a probabilidade de maior cooperação obtida pelo paciente, reduzindo o tempo operatório, evitando as fobias relacionadas a punções, ruídos e vibrações e, consequentemente, gerando menor ansiedade.

Veja também : SAÚDE BUCAL : Primeira Consulta Odontopediatra


Este video apresenta a sequência clínica do tratamento restaurador atraumático realizado em molares decíduos utilizando um cimento de ionômero de vidro convencional e outro de alta viscosidade.


Youtube / Renata Pascotto

No hay comentarios.