Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Diagnóstico e Tratamento de Mucocele em Odontopediatria: Relato de Caso

Mucocele é um fenômeno de retenção de glândula salivar menor, ocasionado pela ruptura dos ductos excretores. Esse fenômeno pode ser causado...


Mucocele é um fenômeno de retenção de glândula salivar menor, ocasionado pela ruptura dos ductos excretores.

Esse fenômeno pode ser causado por trauma local, e geralmente a sua localização é mais freqüente no lábio inferior.

Clinicamente, aparecem como lesões nodulares, podendo ser exofíticas e pediculadas.

Histologicamente, essa lesão pode ser classificada como fenômeno de extravasamento de mucoso ou cisto mucoso de retenção.

Veja também : CIRURGIA ORAL : Utilização da ulectomia na clínica infantil : Relato de caso

Os tratamentos propostos são a excisão total da lesão, a marsupialização, a criocirurgia, o laser e a micromarsupialização.

Relatar um caso clínico de mucocele por extravasamento de muco que se desenvolveu após um trauma no local.

Criança, com 7 anos de idade, compareceu a Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, com queixa de aparecimento de uma lesão no lábio inferior há aproximadamente 40 dias.


Ao exame clínico intra-bucal, observou-se que a lesão apresentava-se pediculada, nodular, fibrosa à palpação, medindo aproximadamente 2 cm de diâmetro, de coloração semelhante à mucosa circunjacente, superfície lisa, não-ulcerada e assintomática.

Como conduta clinica, optou-se pela exérese total da lesão. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico clínico de mucocele.

Dada a frequência de aparecimento da mucocele na cavidade bucal, é de extrema importância que o profissional se familiarize com essa patologia (sua etiopatogenia e características clínicas), para alcançar um diagnóstico definitivo e realizar um plano de tratamento adequado.

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI


°archhealthinvestigation.com.br
°Diagnóstico e Tratamento de Mucocele em Odontopediatria: Relato de Caso
°Marcelle DANELON / Carolina Simonetti LODI / Carla Oliveira FAVRETTO / Marcelo Macedo CRIVELINI / Robson Frederico CUNHA / Alberto Carlos Botazzo DELBEM

No hay comentarios.