Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

ORTODONTIA : Efetividade de mantedores de espaço em odontopediatria

Os dentes decíduos, além de importantes para o bom desempenho da função mastigatória, para articulação, fonação e oclusão estética da crianç...


Os dentes decíduos, além de importantes para o bom desempenho da função mastigatória, para articulação, fonação e oclusão estética da criança, são os melhores mantedores de espaço proximal e funcional.

Isso devido à presença da coroa clínica, do periodonto e das raízes que guiam a irrupção dos dentes sucessores permanentes, permitindo o desenvolvimento adequado da dentição humana.

A perda precoce dos dentes decíduos, especialmente dos molares, pode determinar sérias alterações no desenvolvimento da oclusão da dentição decídua, mista e, consequentemente, da dentição permanente.

A perda parcial ou total da estrutura dentária acarreta uma diminuição do espaço disponível no arco dentário provocando um desequilíbrio estrutural e funcional.

A perda de um dente decíduo é considerada precoce ou prematura quando ocorre antes do tempo de sua esfoliação normal, quando um dente decíduo é perdido antes do sucessor permanente ter começado sua erupção (formação coronária completa e formação radicular já iniciada).

Veja também : ORTODONTIA : Qual é a idade certa para levar a criança ao ortodontista?


A principal causa da perda precoce de molares decíduos é a cárie, e no Brasil a prevalência é alta.

Isso se deve aos problemas socioeconômicos aliados ao falso conceito popular de que os dentes decíduos não são importantes, pois serão substituídos por dentes permanentes. Sendo assim, o tratamento adequado para os dentes decíduos pode ficar negligenciado.

Inclinação ou migração dos dentes adjacentes para o espaço do dente perdido, com consequente diminuição do perímetro do arco dentário, extrusão dos dentes antagonistas, desvio da linha média, apinhamento, impactação dentária e instalação de hábitos bucais nocivos, são as consequências mais frequentes encontradas nos pacientes que perderam precocemente dentes decíduos, e isso favorece a instalação de má oclusão na dentição permanente.

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI


°seer.upf.br
°Aryane Marques Menegaz / Morgana Favetti / Douver Michelon / Marina Sousa Azevedo / Catiara Terra da Costa

No hay comentarios.